sábado, 2 de janeiro de 2010

A Estagiária

Os amigos brincam porque trabalho demais, porque tenho demasiados afazeres e porque de há 4 meses para cá a frequência com que me vêem ou falam comigo é bastante dimituta quando comparada com os anos precedentes. Alguns vão mais longe e dizem que qualquer dia já não me conhecem!

A verdade é que o trabalho aumenta de dia para dia, assim como as responsabilidades que lhe são inerentes. E há compromissos profissionais a que, simplesmente, não se pode dizer que não.

Por esse motivo, na recente distribuição dos estagiários, fiquei com uma só para mim. Yuppy!!! Pensaria a maioria das pessoas. Em circunstâncias normais, seria mesmo essa a minha reacção. No entanto ter um estagiário significa formá-lo, ensinar-lhe o que ele não sabe, esclarecer as eventuais dúvidas e corrigir o trabalho que ele produz. Estas tarefas, nas presentes circunstâncias, trazem agregadas a si duas ordens de dificuldades diferentes. A primeira prende-se com o tempo, ou melhor, a falta de tempo. A minha estagiária é impecável, tem um ritmo de trabalho semelhante ao meu, o que facilita bastante a interacção, por um lado, mas por outro dificulta a minha disponibilidade para corrigir o que ela faz. Sei que daqui a seis meses, quando ela já for completamente autónoma, vai ser uma grande ajuda (e é nisso que estou a apostar). Só que até lá, estou oficialmente tramada. A segunda dificuldade prende-se com a idade dela. Com 26 anos é-me complicado estar a dar ter de estar constantemente a corrigir o trabalho de uma pessoa com 33 anos, com muito mais experiência laboral do que eu. Tenho de admitir que se torna muito confrangedor, mas tem de ser feito. Como diria o JC - "Miúda, ninguém te mandou vir trabalhar para aqui com apenas 24 aninhos.". E contra factos não há argumentos.

Mas a verdade é que a minha estagiária é impecável,  merece todo o meu respeito e empenho, e tem um sentido de humor fantástico. Há que assumir que depois do que aconteceu imediatamente antes da viragem do ano, ela foi a única pessoa que foi capaz de me fazer soltar uma gargalhada, com estas palavras:
"Só mesmo tu para te despedires do ano com um estrondo! Lei cósmica: se um ano acaba mal, o que vem depois é FA-BU-LO-SO. Beijinhos e até 2010".

Só espero que ela tenha mesmo razão. Depois de um ano como o de 2009, mereço, merecemos todos, um 2010 pleno de motivos para sorrir e rir muito. Já tivemos a nossa quota de lágrimas para os próximos anos. E amanhã já faz um ano que as desventuras começaram...

Para começar o ano, uma notícia excelente - a Vanda vai voltar para Lisboa!!!

4 comentários:

super vanda disse...

yeaaaaaaaaaaah :D

Nilson Barcelli disse...

Também estou a precisar de estagiárias... acho que me deste uma ideia...
Querida amiga, ainda que um pouco tarde, não poderia deixar de passar por aqui para te desejar um excelente 2010.
Beijos.

Maria disse...

Vanda - Já só falta instalares-te para fazermos uma jantarada de boas-vindas. :-)

Maria disse...

Nilson - A minha estagiária é, de facto, impecável e ajuda muito. Mas dá muito trabalho formar uma pessoa, é só o que posso dizer.

Um feliz 2010 para ti também! Que este seja um ano pleno de coisas boas!

Um beijinho,

Maria